Ir para conteúdo principal

Notícias

13 de Novembro de 2015

Quali-MT lança prêmio de inovação

A capacidade inovadora das organizações mato-grossenses poderá ter reconhecimento público a partir de 2016. Esse é o objetivo do Prêmio Inovação do Programa Mato-Grossense da Qualidade (Quali-MT) que visa premiar as organizações com comprovada capacidade intraempreendedora, criatividade e atuação colaborativa. Podem participar do relatório de avaliação todas as instituições públicas ou privadas inscritas no Prêmio Quali-MT e participantes do Ciclo 2015 do programa até o dia 26 de novembro.

Uma das primeiras empresas a se inscrever no Prêmio de Inovação foi a Construtora e Imobiliária Paiaguás, que no ano passado recebeu o reconhecimento do prêmio Quali-MT na categoria bronze. De acordo com a coordenadora de Gestão, Fernanda Borges Pedroso, a concorrência está cada vez maior e o mercado pede uma postura de mudança. “Nosso objetivo é inovar de forma a reter os nossos talentos e também oferecer um diferencial ao mercado”, afirma.

Ela conta que a construtora já havia percebido a importância da gestão de excelência quando descobriu o Programa Quali-MT. “Decidimos que era hora de trazer o processo de qualidade, que era feito no canteiro de obras, para dentro do escritório e, assim, melhorar nossos processos. Essa mudança agregou muito para a gestão da empresa e várias melhorias foram percebidas, o que nos deu mais vontade de continuar no programa e dar um passo à frente, o da inovação”.

Mais do que reconhecer as empresas que fazem inovação em Mato Grosso o prêmio visa atuar como ferramenta indutora do desenvolvimento de uma nova cultura. A avaliação é feita por meio de um diagnóstico que tem como base as competências da organização alinhadas aos critérios do Modelo de Excelência na Gestão (MEG®), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), e da Norma de Sistema Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2008 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Podem se candidatar ao Prêmio Inovação todas as organizações inscritas no Prêmio Quali-MT, sem taxa adicional. Elas terão de optar por um dos três níveis de inovação e serem reconhecidas de acordo com a pontuação alcançada. O diagnóstico é aplicado pelos avaliadores do prêmio em entrevista com a alta direção e colaboradores, por meio de visitas de verificação. Durante o processo de avaliação são consideradas as dimensões: cultura, estratégias, estrutura, fomento, liderança, pessoas, processos e relacionamento.

Mais informaçõesMovimento Mato Grosso Competitivo (MMTC) – (65) 3611-1639/ secretaria@mmtc.org.br.